Lubrificantes, Óleos e Graxas para área automotiva, industriais e agrícola

Telefone: (12) 3956-7300

Email: vendas@karter.com.br 

PT  |  ES  |  EN

Telefone: (12) 3956-7300

Email: vendas@karter.com.br 

PT  |  ES  |  EN

Qual a importância do uso de graxa na indústria?

A principal função da graxa é reduzir o atrito, o desgaste e o aquecimento, além de proteger contra a corrosão e vedar contra o ingresso de contaminantes externos — como água ou impurezas.

Quando aplicada em um mancal, por exemplo, além de lubrificar, a graxa forma um anel que impede a entrada dos contaminantes no dispositivo. Assim, ela também cumpre a função de vedar.

A importância da graxa surge com a ineficácia do óleo em vedar os equipamentos, já que a tendência desse produto é escorrer — como no caso do mancal. Justamente por faltar lubrificante, surgem falhas na lubrificação. Nessas situações, em vez de usar o óleo, o recomendado é que se use a graxa.

Também não podemos deixar de citar a questão da segurança. Isso porque a lubrificação feita com a graxa tem um período de relubrificação mais extenso que o do óleo.

Se existe algum ponto de risco ou com dificuldade de acesso, que possa apresentar a possibilidade de algum acidente para o operador, por exemplo, é mais indicado usar a graxa que, devido a suas características, demanda uma frequência menor de troca.