
Os óleos minerais são derivados do refino do petróleo bruto. Durante o processo, contaminantes naturais e hidrocarbonetos indesejados são removidos.
Porém, óleos de base mineral tendem a fluir mais lentamente em equipamentos, componentes e motores. E isso impacta diretamente na produtividade e resultado esperado. Os óleos minerais também precisam ser trocados com mais frequência do que os óleos sintéticos.
O que é um óleo sintético?
O óleo sintético é um produto de transformações químicas complexas que são realizadas diretamente no petróleo bruto extraído por perfuração, ou usando moléculas pré-selecionadas. A diferença com os óleos minerais está no processo de transformação: o óleo sintético sofre modificações mais sofisticadas.
Composição dos óleos sintéticos
Pontos-chave sobre eles:
- Eles contêm menos impurezas do que os óleos minerais;
- Eles são quimicamente modificados.
Para ambos os tipos de óleo, são adicionados aditivos para melhorar significativamente o desempenho do óleo. Os aditivos podem proteger contra desgaste, oxidação, corrosão ou espuma, ou fornecer detergentes ou dispersantes.
Os óleos sintéticos são projetados principalmente para motores e equipamentos de alto desempenho.

Quais são as vantagens dos óleos sintéticos?
Esses óleos oferecem muitas vantagens:
- Excelente vazão em baixas temperaturas;
- Viscosidade estável, mesmo em altas temperaturas (óleos sintéticos não fluidificam facilmente);
- Trocas de óleo menos frequentes;
- Menor formação de depósitos;
- Menor desgaste das peças;
- Proteção do motor ou equipamento.
A principal desvantagem dos sintéticos é que eles são um pouco mais caros. Antes de escolher entre um óleo mineral padrão ou um óleo sintético, é importante ler as recomendações do fabricante do equipamento ou consultar um especialista em lubrificantes da Karter.