Lubrificantes, Óleos e Graxas para área automotiva, industriais e agrícola

Telefone: (12) 3956-7300

Email: vendas@karter.com.br 

PT  |  ES  |  EN

Telefone: (12) 3956-7300

Email: vendas@karter.com.br 

PT  |  ES  |  EN

Engrenagem Aberta – O que devemos saber sobre a aplicação de lubrificante.

Engrenagem Aberta - O que devemos saber sobre a aplicação de lubrificante.

Engrenagem Aberta – Na lubrificação de engrenagens, é possível utilizar quatro métodos de aplicação. São eles:
Pulverização ou atomização de lubrificantes:
• Gravidade ou Alimentação de gotejamento;
• Banho: imersão das engrenagens nos óleos
• Manual: Gotejamento sobre os dentes da engrenagem ou com uso de pincel.

Que tal conhecermos um pouco mais sobre esses quatros métodos de aplicação, nas engrenagens abertas:

Sistema de Pulverização – Engrenagem Aberta

A lubrificação por este sistema é muito simples. O óleo lubrificante de engrenagem aberta, é direcionado para um bocal e uma quantidade já predeterminada do lubrificante é despejada sobre a engrenagem. Tanto a bomba de ar quanto a bomba, desligam até o próximo ciclo de lubrificação.
O tempo de pulverização do óleo para engrenagem aberta, deve ser igual ao tempo que leva para que tenha uma ou duas revoluções da engrenagem, garantindo assim uma cobertura completa. É necessário que haja inspeções periódicas para garantir que uma quantidade suficiente do óleo, esteja sendo aplicado, tendo uma proteção adequada dos dentes da engrenagem.

Sistema de Gravidade ou Alimentação de Gotejamento

O sistema por gotejamento é utilizado em moinhos, fornos, escavadeiras, mineradoras etc. Esse sistema permite que o lubrificante escorra na malha de engrenagem com uma quantidade definida. O método de aplicação por gotejamento, é limitado para uso em engrenagens abertas com velocidades de 7,5 metros por segundo ou menos. Geralmente para este tipo de sistema, é utilizados um óleo lubrificante sintético de alta viscosidade.

Sistema por Banho de Óleo Lubrificante

Este é o método mais simples de lubrificar engrenagens abertas. Neste sistema as engrenagens abertas ficam mergulhadas no óleo lubrificante para engrenagem, sendo que este sistema por imersão geralmente é limitado para engrenagens que trabalhem com velocidades abaixo de 1,5 metros por segundo. É importante informar que para uma boa lubrificação, alguns sistemas contam com bombas de recirculação e sistemas de filtragem do óleo para engrenagem industrial. Moinho e fornos são os equipamentos onde mais são encontrados sistemas por imersão e banho de óleo de engrenagem.

Sistema de Aplicação Manual (uso de Pincel)

Este sistema é um dos mais antigos e perigosos métodos utilizados para a aplicação do óleo para caixa de engrenagem aberta. Este tipo de sistema pode resultar em uma aplicação inadequada do óleo para engrenagem aberta, além da possibilidade de contaminação junto ao equipamento. É importante destacar que esse tipo de lubrificação de engrenagens pode gerar sérios riscos de segurança ao operador, podendo causar ferimentos e até a morte, se não houver cuidado no momento da aplicação.

Especialista-em-Lubrificantes-Industriais

Engrenagem Aberta – Fale com Quem Entende

Ao adicionar um lubrificante para engrenagem no equipamento, aumente gradualmente a carga e a velocidade para que ocorra corretamente a lubrificação de todo o sistema. E se você necessitar de mais informações técnicas sobre óleo para engrenagem, entre em contato com a Karter, nossos consultores estão prontos para te atender.