
Os rolamentos são peças que tem como função carregar e aguentar cargas, facilitando e apoiando a ação rotativa de um equipamento, com um menor esforço para locomoção. Tendo também o objetivo de reduzir ou eliminar o atrito entre componentes de equipamentos.
No mercado, você encontra diversos tipos de rolamentos, com uma aplicação ampla. Por isso, uma peça mal lubrificada compromete todo o equipamento. Ter um bom desempenho, só é possível por meio de produtos com ótima qualidade, tanto a peça quanto a graxa para rolamentos que é utilizada.
Sendo assim, nós da Karter, separamos algumas dicas para você fazer a escolha correta na hora de adquirir a graxa de rolamentos para o seu equipamento.
Tipos de graxas KARTER
Graxa para Rolamentos – Graxas Múltiplas Aplicações
As graxas Bluter MP-2 e Rolter MP-2 (Castanha e Vermelha), são graxas à base de sabão de lítio, recomendada para uso industrial e automotivo.
Utilizadas em aplicações cuja temperatura de trabalho fica entre -10°C à 165°C e em equipamentos cuja velocidade do eixo é média, e as cargas variam entre baixas e médias.
Principais características:
- Alta aderência
- Resistente a água e vapor
- Proteção antioxidante e anticorrosiva
Aplicações em:
- Mancais
- Cubos de Rodas
- Correntes
- Roletes
- Articulações Uniões
- Componentes diversos de máquinas e equipamentos industriais, agrícola e automotiva.
Graxa para Rolamentos – Graxas para Altas Cargas
A graxa Karter Extrema Pressão e a graxa Bissulfeto de Molibdênio, são graxas à base de sabão de lítio, paras altas cargas.
Caso o seu equipamento tenha uma baixa rotação, mas grandes esforços com cargas, você pode utilizar a Graxa Karter Extrema Pressão (EP-K2). Agora, se o seu equipamento tiver altas cargas e alta rotação, recomendamos utilizar a Graxa Karter B-Mol (Graxa de Bissulfeto de Molibdênio).
Graxa para Rolamentos – Graxa para Alta Temperatura
A Graxa Karter Sulfonato de Cálcio é recomendada para aplicações em ambientes submetidos as condições severas de carga, estabilidade térmica, química e umidade. Aplicados em rolamentos diversos, mancais selados de rolos e ventiladores, rolamentos de transportadoras em fornos, nos equipamentos das indústrias de Papel e Celulose.
Utilizadas em aplicações cuja temperatura de trabalho fica entre -20º C à 260º C.
Graxa para Rolamentos – Como Fazer a Escolha Correta
Alguns critérios são principais, para te auxiliar na escolha da graxa correta. São eles:
- Temperatura
- Carga sobre o rolamento
- Velocidade de rotação do eixo
- Tipo de elemento rolante do rolamento
Outros fatores também podem estar presentes, como a necessidade de uma graxa resistente à água, à corrosão, ou ainda graxas atóxicas e biodegradáveis.
Caso você fique com alguma dúvida sobre qual tipo de graxa usar em sua aplicação, entre em contato com a Karter. Nossos especialistas, irão te ajudar na melhor escolha.