Lubrificantes, Óleos e Graxas para área automotiva, industriais e agrícola

Telefone: (12) 3956-7300

Email: vendas@karter.com.br 

PT  |  ES  |  EN

Telefone: (12) 3956-7300

Email: vendas@karter.com.br 

PT  |  ES  |  EN

Mineração: As dificuldades com a manutenção

Mineração As dificuldades com a manutenção

A mineração é uma área de atuação que traz diversas dificuldades e adversidades quando se trata de manutenção de ativos, o gerenciamento dessa manutenção torna-se um ponto fundamental no processo.

Para que haja sempre uma garantia de disponibilidade de equipamentos e máquinas, as mineradoras precisam adotar determinadas estratégias de manutenção. Isso ocorre, pois na indústria da mineração o diferencial é justamente a eficiência operacional para entrega de resultados.

Por se tratar de operações que envolvem condições adversas é necessária uma constante evolução de estratégias de manutenção por conta dessa complexidade.

Condições adversas na mineração

É de conhecimento de todos que operações de mineração ocorrem em condições adversas e extremas.  São diversas condições de terreno e clima que exigem muito das máquinas e equipamentos.

As condições geram a necessidade de equipamentos especialmente desenvolvidos para cenários adversos, porém isso não é o suficiente, e a manutenção de máquinas e equipamentos torna-se necessária. E essa necessidade muitas vezes esbarra na falta de mão de obra especializada, além do fornecimento de peças em localidades remotas.

Gestão da Manutenção na mineração

As condições adversas apresentadas demandam uma estratégia de manutenção mais eficaz, já que, tratando-se de uma área com equipamentos e máquinas com disponibilidade limitada para determinadas atividades, é imprescindível que a gestão da manutenção funcione em sincronia com a operação.

A interrupção das operações de mineração traz impactos expressivos no andamento do projeto e não ter máquinas e equipamentos disponíveis por conta da necessidade de manutenção normalmente é a maior causa da interrupção.

Manutenção de máquinas e equipamentos na mineração

A manutenção de máquinas e equipamentos na mineração deve ser planejada e você não deve atuar de forma reativa, já que isso poderá paralisar sua operação. Algumas dicas para a manutenção de máquinas e equipamento na mineração são:

  • Garantir a limpeza da máquina em áreas sensíveis e evitar contato com produtos químicos corrosivos.
  • Garantir que os rolamentos das máquinas de mineração estejam com a lubrificação em dia, pois isso afeta diretamente a operação da máquina.
  • Garantir que o equipamento seja inspecionado rotineiramente e que reparos preventivos sejam realizados.

Quais máquinas e equipamentos na mineração precisam de manutenção

A seguir vamos apresentar algumas máquinas e equipamentos utilizadas na área de mineração que necessitam de estratégias de manutenção bem definidas:

  • Correias Transportadoras: Possui um alto custo operacional e vida útil reduzida por conta de problemas instalação e manutenção.
  • Britadores: Opera com alta potência, força e capacidade de produção. Por isso precisa de manutenção constante.
  • Moinhos: Deve contar com componentes que garantam desempenho e confiabilidade.
  • Peneiras fixas e vibratórias: Normalmente os problemas ocorrem por mal uso devido a sobrecarga excessiva de materiais.

Como é possível ver o setor de mineração é dependente da eficiência de suas máquinas e equipamentos, por isso traçar estratégias de manutenção é fundamental para garantir que não haja qualquer tipo de interrupção custava (ainda que de curto prazo) na operação. Lembre-se de seguir as recomendações de manutenção do fabricante, realizar manutenção preventivas sempre que possível e manter os componentes sempre lubrificados com produtos de qualidade. Para isso você entrar em contato com a Karter Lubrificantes, nossos especialistas irão te orientar como extrair o máximo dos equipamentos de forma eficiente e segura.

Especialista-em-Lubrificantes-Industriais