Lubrificantes, Óleos e Graxas para área automotiva, industriais e agrícola

Telefone: (12) 3956-7300

Email: vendas@karter.com.br 

PT  |  ES  |  EN

Telefone: (12) 3956-7300

Email: vendas@karter.com.br 

PT  |  ES  |  EN

O que é grau NLGI para graxas?

A NLGI (O National Lubricating Grease Institute) ou Instituto Nacional de Graxas Lubrificantes, é um órgão norte-americano que estabelece a classificação e para as graxas com base na sua consistência através do método ASTM D217.
A verificação da consistência da graxa é feita através da penetração trabalhada, na qual nos dá uma noção mais precisa da consistência da graxa durante sua aplicação.

O teste de penetração mede a profundidade de um cone padrão em uma amostra de graxa em décimos de milímetros. Cada grau NLGI corresponde a uma faixa específica de valores de penetração trabalhada. Valores de penetração mais altos, como aqueles acima de 355, indicam um número de grau mais baixo. A escala NLGI varia de 000 (semifluido) a 6 (bloco com um nível baixíssimo de viscosidade.).
Assim, como é na classificação ISO VG, em cada grau há intervalos. A classificação começa com o grau NLGI 000 que é o grau mais fluído e vai até o grau NLGI 6, a graxa mais dura.

GRAU NLGI 000 até 0

O que é grau NLGI para graxas?

As graxas que se enquadram nesses graus são categorizadas na faixa de fluido a semifluido e tendem a ser menos viscosas do que outras. Esses tipos de graxa podem ser benéficos em aplicações fechadas e centralizadas, onde a migração de graxa não é um problema. Por exemplo, uma caixa de engrenagens requer uma graxa dentro dessa faixa NLGI para reabastecer continuamente o lubrificante na zona de contato.

GRAU 1 até 3

O que é grau NLGI para graxas?

Uma graxa com grau NLGI 1 tem uma consistência como molho de tomate, enquanto uma graxa com grau NLGI 3 tem consistência mais parecida com manteiga. As graxas mais comumente usadas, como as usadas em rolamentos, usariam um lubrificante NLGI grau 2, que tem a rigidez da pasta de amendoim. As classes dentro dessa faixa podem operar em uma faixa de temperatura mais alta e em velocidades mais altas do que as classes 000 até 0. As graxas para rolamentos são normalmente de grau 1,2 ou 3.

GRAU NLGI 4 até 6

O que é grau NLGI para graxas?

Os graus NLGI categorizados na faixa 4 até 6 têm uma consistência como sorvete, paçoca ou um queijo muçarela. Para equipamentos que se movem em altas velocidades (superiores a 15.000 rotações por minuto), uma graxa grau 4 deve ser considerada. Esses equipamentos sofrem mais atrito e acúmulo de calor, portanto, é necessária uma graxa de canalização mais rígida. As graxas de canalização são mais facilmente afastadas do elemento à medida que ele gira, levando a menos agitação e menor ganho de temperatura.

Os graus mais comuns utilizados nos segmentos automotivo e industrial, são os graus 2 e 3.

Mas em caso de dúvida, a Karter possui um time de consultores que estão prontos para te atender. Entre em contato conosco!

Especialista-em-Lubrificantes-Industriais