Lubrificantes, Óleos e Graxas para área automotiva, industriais e agrícola

Telefone: (12) 3956-7300

Email: vendas@karter.com.br 

PT  |  ES  |  EN

Telefone: (12) 3956-7300

Email: vendas@karter.com.br 

PT  |  ES  |  EN

O que significa a cor da graxa e como ela afeta a lubrificação?

O que significa a cor da graxa e como ela afeta a lubrificação?

As graxas são lubrificantes sólidos ou semissólidos, geralmente compostos de óleo(s) engrossado(s) com sabão (ou outros espessantes). Esses lubrificantes de alta viscosidade destinam-se a proteger, vedar e lubrificar componentes e mecanismos de equipamentos que requerem lubrificação pouco frequente.

Escolher a graxa certa é importante para reduzir o atrito e o desgaste, evitar a corrosão, proteger os rolamentos de vedação contra contaminantes e resistir a vazamentos.

A cor da graxa afeta a lubrificação

BLUTER MP-2 AZUL
Bluter a Graxa Azul para Rolamentos

É importante observar que, embora os usuários ainda julguem as graxas lubrificantes pela aparência, ela não tem impacto real no serviço ou na qualidade das graxas. A estabilidade, a capacidade de carga, a resistência à água e à temperatura, por outro lado, são fundamentais.

Hoje, você pode encontrar graxa nas mais variadas cores, como: preto, branco, cinza, azul, vermelho, roxo, verde, amarelo etc. Geralmente, os fabricantes usam cores para identificar o tipo de graxa.

A graxa branca por exemplo, é indicativa de graxa de grau alimentício que pode ser usada para a lubrificação de máquinas em fábricas de processamento, engarrafamento e embalagem de alimentos.

Embora não existam regras rígidas e rápidas, os sistemas de codificação de cores da graxa variam entre os fabricantes, já que existem algumas especificidades que são comuns.

Como a cor da graxa afeta o desempenho?

A graxa pode mudar de cor durante sua vida operacional. Essas mudanças de cor podem ocorrer devido à degradação térmica, oxidação ou contaminação. Altas temperaturas podem fazer com que os corantes percam a intensidade da cor, enquanto graxas altamente oxidadas podem escurecer com o uso. A graxa que parece leitosa pode indicar contaminação da água.

Se a sua graxa sofrer mudança de cor durante o serviço, pode ser uma indicação para que seja verificado se houve alguma contaminação ou se está quase no limite de condenação.

Caso você fique com alguma, entre em contato com a Karter. Nossos especialistas, irão te ajudar!

Especialista-em-Lubrificantes-Industriais